3 Erros Fatais que Prejudicam a Velocidade na Guitarra
Aprenda Dicas Essenciais para Ganhar Velocidade na Guitarra
Gostou desse vídeo?
CLIQUE AQUI para receber o curso gratuito com 5 vídeos sobre "Como Ganhar Velocidade na Guitarra em Tempo Recorde"
Não basta apenas repetir exercícios ou treinar várias horas por dia!
Quando se trata de ganhar Velocidade, a maioria dos guitarristas acha que basta repetir exercícios e treinar várias horas por dia.
É claro que quanto mais você treinar, mais você irá melhorar...
Porém, se a sua estratégia para ganhar velocidade for ineficaz, você vai levar MUITO tempo até ver resultados reais.
Muitas vezes, os guitarristas sentem dificuldade em aumentar a velocidade por acreditar em um ou mais mitos relacionados à guitarra. E é esse tipo de equívoco que faz com que a pessoa demore muito pra evoluir no instrumento.
O que eu quero que você faça, enquanto você assiste a essa aula, é analisar a sua própria abordagem de treinamento para adquirir velocidade, e notar se você por acaso acredita em algum desses mitos. Se você acredita, então você vai ter acabado de descobrir um grande obstáculo que veio impedindo que você alcançasse o patamar que você sempre desejou.
(Quer aprender mais sobre Velocidade? CLIQUE AQUI para receber o curso gratuito com 5 vídeos sobre "Como Ganhar Velocidade na Guitarra em Tempo Recorde")
Os 3 Erros Fatais...
Esses são os 3 Erros Fatais que Prejudicam a Velocidade na Guitarra:
Erro #1: Acreditar que você vai conseguir tocar mais rápido se você conseguir mover as suas mãos ou os seus dedos com mais rapidez.
Muitos guitarristas acham que podem alcançar a velocidade desejada se aprenderem como movimentar as suas mãos ou dedos com mais rapidez.
A verdade é que a velocidade na guitarra é obtida apenas como resultado do refinamento da sua técnica a um nível mais elevado, de modo que você começa a tocar mais rápido como um resultado natural.
A internet já está repleta de milhares de licks e exercícios pra que você treine, e apesar da abundância desses exercícios, também existem milhares de guitarristas que simplesmente não conseguem atingir a velocidade que almejam através deles.
O que realmente faz desenvolver a habilidade tocar rápido é focar em elementos como economia de movimentos, redução da tensão, articulação e sincronização.
Se você estiver falhando nesses pontos, você pode treinar várias horas por dia, e ainda assim não sentir um avanço real na sua velocidade na guitarra.
Por outro lado, mesmo que você tenha pouco tempo pra treinar por dia, se você aplica as estratégias mais eficazes pra velocidade, você vai experimentar um grande avanço em um curto espaço de tempo.
Ou seja, ao aplicar as estratégias corretas, você vai ser capaz de experimentar mais resultados com menos esforço.
Erro #2: Acreditar que você irá tocar mais rápido se usar pouco ataque na guitarra, cordas mais finas, ou abaixar a afinação.
Apesar de tais estratégias criarem menos resistência para as mãos e te permitirem usar menos pressão para tocar notas, essas coisas não te ajudarão de nenhuma maneira a tocar de forma mais precisa, limpa, ou melhorar sua sincronização ou articulação.
A verdade é que a velocidade na guitarra é muito mais um resultado de um treino consistente de elementos específicos da técnica do que resultado de truques ou atalhos.
Tocar guitarra com cordas mais finas ou abaixar a afinação apenas irá te dar uma breve ilusão de velocidade, mas não irá fazer com que sua performance soe melhor.
Se sua performance for desleixada desde o início, tomar esses atalhos não irá resolver o problema, irá somente tornar mais fácil que você continue tocando de forma desleixada.
Erro #3: Acreditar que imitar as posições das mãos do seu guitarrista favorito vai te ajudar a adquirir velocidade.
Se você já tiver acessado qualquer fórum sobre guitarra na internet, sem dúvida você já viu algum tópico sobre as técnicas de palhetada utilizadas por diferentes guitarristas. Alguns dizem que um certo modo de palhetar ou segurar a palheta é o melhor porque o guitarrista X utiliza, enquanto outros dizem que uma maneira diferente é melhor porque o guitarrista Y faz assim.
A realidade é que imitar as posições das mãos de qualquer guitarrista enquanto você treina guitarra é inútil, porque os guitarristas muitas vezes possuem sutis diferenças nos movimentos das mãos devido à diferença de tamanho das mãos, por usarem diferentes tipos de palheta, e, é claro, por tocarem diferentes estilos de música.
A razão pela qual os grandes guitarristas são capazes de tocar bem de uma forma geral e tocar com rapidez não se deve às posições de suas mãos ou à maneira com que seguram a palheta. O grande segredo deles é a habilidade de dominar e efetivamente colocar em prática os elementos que eu citei antes: economia de movimentos, redução da tensão, articulação e sincronização.
Então, ao invés de focar nos pequenos detalhes que não são tão importantes, você deve aprender sobre os pontos críticos para aumentar sua velocidade e dominá-los.
Bom, agora que você já conhece os 3 erros fatais que prejudicam a velocidade na guitarra, você precisa aprender as estratégias que são mais eficazes pra desenvolver velocidade na guitarra.
E justamente por isso, eu preparei pra você uma série de 5 vídeos onde eu ensino em detalhes as melhores estratégias para ganhar velocidade na guitarra em tempo recorde.
Para assistir, basta clicar na imagem abaixo:
Essa série é gratuita. Basta cadastrar o seu email para receber as aulas, blz?
Além disso, se você quer receber mais dicas, exercícios e aulas pra se tornar um guitarrista de alta performance, curta a página da academia da guitarra no facebook, inscreva-se no nosso canal do youtube, e siga a nossa página no twitter.
Um grande abraço e até a próxima!
Gil.